O que está por trás do Marketing da Saúde?

As Mídias Sociais e o Google concentram grande parte dos acessos diários da internet no mundo. E tais plataformas, atualmente acessadas por bilhões de pessoas, possuem alguns segredos de sucesso para quem deseja utilizar de forma promocional, comercial ou apenas criar mais notoriedade profissional nos assuntos ligados à sua profissão, neste caso, falando de saúde!

Mídias Sociais:

Por ter como atributos principais, e ocultos, atender as necessidades de pertencimento social e curiosidade pessoal, o resultado disso tudo é o acesso diário e prolongado de milhões de pessoas ao Facebook e Instagram, como também, o mais recente canal Tik Tok.

Outros canais como Youtube, Portais de Saúde, entre outras ferramentas também são acessadas, mas isso tem mais a ver com o Marketing de Busca, sendo aplicado em busca do devido “lugar ao sol” por pequenas, médias e grandes marcas, através de postagens de conteúdo. Mas isso é um assunto para o próximo post!

Neste contexto de internet, mídias sociais e profissão saúde, hoje iremos falar sobre o Instagram, o queridinho da vez do Brasil.

No Instagram, as pessoas estão compartilhando momentos de lazer, se informando sobre a vida dos amigos, dos parentes, investigando a vida de alguém, curtindo as inúmeras apresentações e peripécias publicadas nos Stories e nos Reels, seguindo celebridades e influencers da hora etc. Mas também, as pessoas estão buscando referências, informações, contatos, entre outras formas contato.

Portanto, a sua comunicação deve estar dentro desse contexto!


Como criar conteúdo relevante para o seu Instagram bombar ?

Para o profissional da saúde, que está no dia a dia da profissão, aquele intervalo entre um atendimento, entrando e saindo do bloco cirúrgico, a reunião com os profissionais médicos, no hospital, no consultório, estudando, ensinando, participando do congresso..., são momentos profissionais compartilháveis, chamados de “momentos instagramáveis”, e que podemos explorar de uma forma que contribua para a vida profissional, sobre alguns aspectos:

  • Reconhecimento profissional

  • Notoriedade pelos colegas de classe

  • Demonstrar conhecimento de causa

  • Conquistar fãs através da simpatia e originalidade (espontaneidade)

  • Informar sobre algum tema que domina

  • Dar dicas sobre alguma forma de prevenção de saúde

  • Dar referências sobre algum canal importante

  • Informar sobre doenças, causas, efeitos e consequências

  • Mostrar como é o seu cotidiano profissional

  • Mostrar como você é pessoalmente, para casos de pacientes que o seguem

  • Humanize-se!

Existem várias formas e teorias de como engajar públicos e nenhuma delas é totalmente correta, nem incorreta, pois como sabemos essa forma de relacionamento digital é ainda muito nova e sempre está mudando, por isso é importante estar atualizado nas mais diversas formas de conquistar públicos, seguidores, followers etc.

Abaixo, listamos algumas ideias para você, profissional da saúde, ter um Instagram de sucesso e ajudá-lo a se relacionar de forma efetiva e que contribua para o seu negócio de saúde!

Dicas de Construção de Conteúdo para as redes sociais:

Entretenimento:

  • Você pode falar e comentar sobre coisas engraçadas no seu cotidiano

  • Você pode fazer algumas piadas leves

  • Você pode fazer postagens cômicas, bem humoradas e com linguagem sarcástica

Motivacional:

  • Frases de esforço e vitória

  • Frases de superação

  • Frases de reflexão em geral

Educativo/ informativo com dicas relacionadas ao seu negócio:

  • Sobre doenças: o que são, as mais comuns em sua área médica, como prevenir, quais tratamentos, quais riscos, sintomas, nº de ocorrências, incidências (perfil de pessoas que mais acomete a doença), entre outras coisas que são corriqueiras do seu dia-a-dia, mas que todo mundo não sabe!

  • Linguagem: Procure usar uma linguagem íntima, pessoal, usando a palavra “gente”, “meus queridos”, “meus amigos”, “pessoas”, e por aí vai...

  • Postura: Escape da formalidade, ou seja, no Instagram e no Facebook, as pessoas estão buscando conteúdos reais, sem aquelas produções cinematográficas, as pessoas querem te conhecer como pessoa!


Aproveite as Dicas da Health e crie uma timeline super interessante para os seus seguidores! Se você precisar de uma ajudinha…

Nossa missão é construir em junto com o profissional médico este link, através do conteúdo inteligente e relevante, trazendo mais cliques, mais relevância, mais notoriedade e reconhecimento de autoridade no assunto em questão.

Nos colocamos à disposição para atender você na construção dessas pautas para publicar em seu canal.


Conte com a nossa equipe!

Na Health Marketing , ajudamos profissionais da saúde a se destacarem no ambiente digital:

✅ Os tempos mudaram. Hoje, não basta procurar pacientes — é preciso ser encontrado por eles.
E o Instagram é uma das principais portas de entrada para isso.

Se você quer transformar seu perfil em um canal de autoridade e resultados, conte com a Health Marketing Group.

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Como fazer um conteúdo relevante para postar em seu blog da saúde?